top of page
Foto do escritorCentrodial

Colonoscopia - O que é - Como Preparar para o Exame - Alimentação

Atualizado: 6 de jul. de 2023


(@flickr by: vat_i_can , Photorealism Exhibition, Elsene)

Acrónimos

IRC = Insuficiência Renal Crónica


O que é uma colonoscopia e para que serve


A colonoscopia é um exame que usa um colonoscópio flexível para examinar o cólon (também chamado, intestino grosso), que é introduzido pelo reto podendo ir até ao íleo (parte terminal do intestino delgado). Permite examinar a existência de anomalias do reto, cólon e íleo terminal.


Durante o exame dá-se insuflação de ar no cólon que permite uma melhor visualização pelo examinador, e podem ser retiradas amostras da mucosa para análises posteriores laboratoriais mais detalhadas.


A colonoscopia é o exame preferencial (gold-standard) para avaliar a mucosa do cólon, colites/inflamação, pólipos, cancros e outras anomalias.


Este exame pode ser prescrito com o objetivo de avaliar a saúde gastrointestinal, pesquisar algum problema que possa estar a causar sintomas - como por exemplo sintomas de dor, perdas de sangue gastrointestinais, diarreias, e outros - ou para confirmar/descartar alguma suspeita médica. A prescrição deste exame é também feita profilaticamente (com objetivo de rastreio) a todos os indivíduos sem problemas gastrointestinais a partir dos 50 anos de idade, com uma periodicidade de 5 em 5 anos ou inferior se necessário.


Dependendo do caso e da decisão médica, pode ser ou não ser necessário o uso de anestesia ou sedação. O exame pode durar entre 30 a 60 minutos.


Regra geral a colonoscopia é um procedimento seguro (cerca de 2 a 3 complicações por cada 1000 examinações), com recuperação total após máximo de um dia. No entanto não é possível descartar completamente a possibilidade de complicações como desconforto, dor, hemorragia, perfuração, infeção, complicações cardio-pulmunares.


Exemplo de um resultado de um exame de colonoscopia :


"Normal mucosa throughout (A, B, C, D, and E) the colon and (F) sigmoid colon." - CC BY-NC 3.0 - from: DOI:10.3904/kjim.2013.28.4.475

Preparação para o Exame da Colonoscopia - Alimentação e Medicação


A qualidade da examinação vai depender da qualidade da preparação para exame de forma a permitir a observação colonoscópica o mais desimpedida e transparente possível das estruturas do cólon.


Basicamente, é necessário um intestino o mais limpo e vazio possível para a melhor observação médica.


Ainda assim cerca de 25% das preparações são sub-ótimas. Isso implica não só menor qualidade da examinação (que inclui menor eficácia na deteção de eventuais problemas) como também: maior tempo de examinação; maior risco de eventos adversos (como por exemplo ferimento e hemorragia); e maior probabilidade de desconforto e náuseas intra-examinação.


Existem contra-indicações para exame de colonoscopia:

- ileus (intestino a-peristáltico; retenção gástrica significativa; disfagia de líquidos; inflamação/colite severa; obstrução mecânica do cólon.


No que toca a Medicação, poderá haver necessidade de ajustar temporariamente a medicação relativa (se for o caso) à diabetes, à anticoagulação e ferro oral.


Poderá ser necessário diminuir dose de insulina proporcionalmente à menor ingestão calórico-glicémica; assim como redução temporária na terapia de anticoagulação com objetivo profilático.


Estas medicações incluem: insulina, varfine®, sintron®, pradaxa®, clopidogrel®, plavix®, ticlopidina®, plaquetal®, tiklid®, ticlodix®, entre outros.


No que toca à Alimentação haverá necessidade de uma preparação atempada, geralmente vários / 2 dias antes do exame, geralmente exigindo redução progressiva da ingestão de alimentos sólidos, restrição de fibras alimentares (hortícolas, frutas, cascas, sementes, frutos secos, cereais integrais, etc) e aumento da ingestão de líquidos, concomitante com toma de medicação laxante.


Os protocolos de preparação para o exame da colonoscopia seguem geralmente regras muito semelhantes, podendo variar em alguns pormenores consoante a instituição onde se vai fazer o exame e consoante o objetivo específico do exame. Estas instruções e pormenores são sempre explicados atempadamente ao paciente pela instituição que irá fazer o exame.



NO QUE TOCA À ALIMENTAÇÃO, REGRA GERAL OS PROTOCOLOS SEGUEM O SEGUINTE PLANO :



- começando 5 dias antes do exame deve fazer uma dieta pobre em fibras (indigeríveis) e resíduos. Ou seja, pobre em: sementes, frutos secos, vegetais/hortícolas, leguminosas (feijões, ervilhas, etc), cereais integrais, farelos, frutas; pode consumir líquidos, sopas claras, carnes e peixes cozidos ou grelhados, pão simples, queijo fresco, claras de ovo, iogurte, gelatina.


- se tiver história de obstipação, 2 dias antes do exame, deve tomar um laxante (ex: bisacodilo/Dulcolax®).


- tomar o preparado de limpeza intestinal (exs: macrogol, Dulcosoft®, Movicol®, outros). Este é normalmente dividido em 2 doses, que poderão (conforme a instrução médica) ser tomar no próprio dia do exame separadas algumas horas entre si, ou tomado 1 dose na véspera e outra no dia do exame.


- a partir do momento que inicia a toma do preparado de limpeza intestinal, não deverá consumir mais alimentos sólidos. Apenas líquidos. Pode consumir líquidos claros (chás claros, águas, tisanas, limonadas coadas, sumos sem polpa [não aconselhado ao insuficiente renal consumir sumos], canja, caldos claros e sem resíduos ou cores fortes, gelatina clara). Café é desaconselhado.


- 2 horas antes do exame deve fazer jejum completo de líquidos (pode tomar pequenos goles para tomar alguma medicação de rotina)


Se for diabético, deve ter um controlo mais apertado nestas horas e corrigir eventuais hipoglicemias com açúcar e água.


- Em contexto de Insuficiência Renal, deverá ter-se em atenção a não ingerir líquidos em demasia (por vezes são indicados nas instruções destes protocolos de preparação/esvaziamento gástrico a ingestão de volumes hídrico muito elevados, na ordem dos 4 litros), sumos, suplementos ervanários, ou outros. Regra geral deve-se ter atenção aos seguintes pormenores:


. devem ser reduzidos em 50% os volumes de líquido indicados, e


. deve-se optar por laxantes e preparados de limpeza intestinal reduzidos em potássio e fósforo.



- Nota important-ó-improvável :

É possível incorrer no erro de ser "disciplinado" demais, ingerindo água a menos, podendo aumentar o risco de desidratação e coágulo/trombose da fístula. (Mais uma vez) aqui, a balança de casa-de-banho é uma boa ferramenta de controlo e gestão do peso corporal e estado de hidratação.


- Se tiver alguma dúvida confirme sempre com a equipa CentroDial





Anexos úteis:


KDIGO - volume 3 | issue 1 | JANUARY 2013

https://ukkidney.org/sites/renal.org/files/Consensus_guidelines_for_the_prescription_and_administration_of_oral_bowel_cleansing_agents_January_2011-1.pdf
UKkidney.org - Consensus Guidelines for the Prescription and Administration of Oral Bowel Cleansing Agents - January 2011


Exemplos de Preparados de Limpeza Intestinal e Laxantes para Colonoscopia:


Movicol®

- 13,8 g de Movicol contém: Macrogol 3350 13,125 g, Cloreto de sódio 0,3507 g, Bicarbonato de sódio 0,1785 g, Cloreto de potássio 0,0466 g.









DulcoSoft®

- 10 ml de solução contém 5 gramas de Macrogol 4000. Ingredientes por 100g: água (51,65g/100g), sorbato de potássio (conservante; 0,2g/100g), macrogol 4000 (45,75g/100g), macrogol 400 (0,2g/100g), ácido cítrico.











Citra-Fleet®

- Cada saqueta (15.08 g) contém as seguintes substâncias ativas: Picossulfato de sódio 10.0 mg, Óxido de magnésio leve 3.5 g, Ácido cítrico anidro 10.97 g. Cada saqueta também contém 5 mmol (ou 195 mg) de potássio.








PLENVU®

- macrogol 3350, ascorbato de sódio, sulfato de sódio anidro, ácido ascórbico, cloreto de sódio e cloreto de potássio. [PEG-ELS]

- Este medicamento contém 29,4 mmol (1,1 g/2) de potássio por ciclo de tratamento; Este medicamento contém 458,5 mmol (10,5 g) de sódio por ciclo de tratamento.

- (FI) https://medikamio.com/downloads/pt-pt/drugs/plenvu.pdf

- Plenvu contém 458,5 mmol (10,5 g) de sódio por ciclo de tratamento. Isto deve ser tido em consideração no caso dos doentes a fazer uma dieta com controlo de sódio.

- Plenvu contém 29,4 mmol (1,1 g) de potássio por ciclo de tratamento. A ser tido em consideração por doentes com função renal diminuída ou doentes a fazer uma dieta com controlo de potássio.










Klean-Prep®

- As substâncias ativas são: sulfato de sódio anidro, bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, macrogol 3350 e cloreto de potássio. Cada saqueta contém 5685 mg de sulfato de sódio anidro, 1685 mg de bicarbonato de sódio, 1465 mg de cloreto de sódio, 59000 mg de macrogol 3350 e 742,5 mg de cloreto de potássio.

- posologia: "4 saquetas (70g cada); dissolver 1 saqueta por 1L de água; tomar no dia ou dividido em 2 dias".

- Contém 125,2 mmol (2879,51 mg) de sódio por saqueta (sob a forma de bicarbonato de sódio, cloreto de sódio e sulfato de sódio anidro). Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

- Contém 9,96 mmol (388,43 mg) de potássio por saqueta (sob a formade cloreto de potássio). Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com função renal diminuída ou em doentes com ingestão controlada de potássio.

- "Insuficientes renais: Não é necessário qualquer ajuste da dose recomendada, nos doentes com insuficiência renal"








Movi-Prep®

- Saqueta A: Macrogol (também conhecido como polietilenoglicol) 3350 100 g, Sulfato de sódio anidro 7,500 g, Cloreto de sódio 2,691 g, Cloreto de potássio 1,015 g. As substâncias ativas da saqueta B são: Ácido ascórbico 4,700 g, Ascorbato de sódio 5,900 g. [PEG-ELS]

- (FI) https://medikamio.com/downloads/pt-pt/drugs/moviprep.pdf







EndoFalk®

- Este medicamento contém 32,5 mmol (ou 747 mg) de sódio em cada saqueta; 2,5 mmol (ou 97,5 mg) de potássio por saqueta.

- Cada saqueta de Endofalk contém as seguintes substâncias ativas: Macrogol 3350 52,500 g, Cloreto de sódio 1,400 g, Bicarbonato de sódio 0,715 g, Cloreto de potássio 0,185 g

- (FI) https://medikamio.com/downloads/pt-pt/drugs/endofalk.pdf









PicoPrep®

- As substâncias ativas de 1 saqueta são 10 mg de picossulfato de sódio, 3,5 g de magnésio, óxido leve e 12 g de ácido cítrico anidro.

- Cada saqueta contém 5 mmol (ou 195 mg) de potássio

-Os outros componentes são bicarbonato de potássio, sacarina sódica e aroma natural de laranja pulverizado que inclui goma acácia, lactose, ácido ascórbico, butilhidroxianisol.

- (FI) https://medikamio.com/downloads/pt-pt/drugs/picoprep.pdf









GuttaLax®

- A substância ativa é o picossulfato de sódio mono-hidratado. Os outros componentes são citrato de sódio di-hidratado, ácido cítrico mono-hidratado, benzoato de sódio, solução de sorbitol 70% e água purificada.

- (FI) https://farmaciagualtar.pt/wp-content/uploads/Infarmed/8256727.pdf










DulcoLax®

- A substância ativa é o bisacodilo. Os outros componentes são lactose mono-hidratada, amido de milho seco, amido de milho solúvel, glicerina (85%), estearato de magnésio, talco, sacarose, goma arábica, dióxido de titânio (E171), Eudragit L., Eudragit S., óleo de castor, polietilenoglicol 6000, cera branca de abelhas, cera de carnaúba, Óxido de ferro amarelo nº 17268 (E172) e Shellac.

- (FI) https://farmaciagualtar.pt/wp-content/uploads/Infarmed/9904805.pdf










Clyss-Go®

- Dioctilsulfosuccinato/Docusato de Sódio (0,01 g / frasco) + Sorbitol (13,40 g / frasco).

- "Docusate is an emollient stool softener (surfactant laxatives). By lowering the surface tension of the oil-water interface of the stool, it allows the passage of water and lipids into the stool mass. As a result, the stool softens and passes easily through the intestinal tract.[6]"











MicroLax®

- Citrato de sódio 450 mg/270 mg + Laurilsulfoacetato de sódio 45 mg/27 mg

- MICROLAX evacua o reto e o cólon através dum processo de peptização das matérias fecais. Este mecanismo consiste essencialmente num fenómeno físico-químico em que há libertação da água presente, mesmo nas fezes mais duras e consequente liquefacção das mesmas. Este fenómeno a nível molecular causa um amolecimento das fezes proporcionando uma defecação s

- (FI) https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/detalhes-medicamento.xhtml









[PEG-ELS] = Polyethylene glycol-electrolyte lavage solution




Refs:

- Harrison's PIM 21st Ed 2022 (ch. Disorders of the Gastrointestinal System)

- UpToDate: Overview of colonoscopy in adults

- UpToDate: Bowel preparation before colonoscopy in adults

- Bowel preparation for colonoscopy: European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGE) Guideline – Update 2019 (DOI https://doi.org/10.1055/a-0959-0505)

- https://ukkidney.org/sites/renal.org/files/Consensus_guidelines_for_the_prescription_and_administration_of_oral_bowel_cleansing_agents_January_2011-1.pdf

bottom of page