A Diálise requer acesso à corrente sanguínea através das veias. E há vários procedimentos cirúrgicos que permitem este acesso. Um destes é a criação de uma Fístula.
A sua Fístula é feita cirurgicamente ligando uma artéria a uma veia. O aumento de fluxo de sangue arterial na veia faz com que a veia dilate. Com o tempo a veia alarga-se o suficiente para ser utilizada para diálise.
Há alguns exercícios que pode fazer para desenvolver mais rapidamente a sua fístula:
Um exercício é apertar uma pequena bola de borracha e espreme-la repetidamente. Lentamente faça este exercício até 50 apertos. Faça este exercício várias vezes ao dia.
Outro exercício consiste em colocar o braçal do aparelho de tensões no braço da sua fístula e enche-lo de ar até 40 mmHg. Mantenha esta pressão por 15-30 minutos, até se tornar desconfortável. Aqui, pode ao mesmo tempo ir espremendo a bola de borracha.
Deve-se aguardar pelo menos uma semana após a realização da fístula para se começar a fazer exercícios.
PARA TER CERTEZA QUE A SUA FÍSTULA FUNCIONA BEM, DEVE :
. Primeiro, sentir o frémito da fístula. Isto é uma sensação de movimento que se sente quando se coloca ao de leve os dedos sobre a zona da fístula, e que corresponde à passagem do sangue através da fístula. Coloce os dedos sobre a fístula e sinta o frémito.
. Depois, pesquisar o sopro que se ouve quando se coloca o ouvido perto da fístula, ou se coloca um estetoscópio. Se não se ouve o sopro nem se sente o frémito, a fístula pode estar obstruída. Quando isto acontece a fístula deixa de estar mole e passa a ser dura.
Se pensa que a fístula pode estar ocluída contacte o seu médico imediatamente, porque existem algumas manobras que ainda a poderão recuperar.
PRECAUÇÕES A TOMAR PARA IMPEDIR QUE A FÍSTULA OBSTRUA
Não medir a tensão nesse braço.
Não permitir que ninguém retire sangue da fístula.
Não usar roupa apertada no braço da fístula.
Não transportar coisas pesadas com o braço da fístula Infecção da Fístula.
Existe uma pequena probabilidade que a sua fístula infecte.
Os sinais de infeção são:
. Zona inflamada (vermelha) sobre a fístula
. Edema (Inchado) do braço da fístula
. Possivelmente dor e sensibilidade sobre a fístula
. Febre
. Saída de pus ou outro líquido dos locais de punção
Deve contactar de imediato o seu médico quando qualquer destes sinais lhe aparece.
CUIDADOS A TER COM A FÍSTULA
Deve lavar diariamente a sua fístula com água e sabão, esfregar bem e secar suavemente.
É também aconselhável lavar a fístula imediatamente antes da diálise. Isto faz-se para reduzir a probabilidade de infeção.
Depois da diálise, curitas ou pensos compressivos são colocados sobre os locais de punção. Deixa-os ficar aí por 6 a 8 horas. Isto é necessário, devido ao risco de hemorragia que advêm do uso de heparina utilizado na diálise para impedir que o sangue coagule no filtro e linhas. Se os locais de punção continuam a sangrar, deve-se aplicar uma pressão firme sobre eles com uma pequena compressa, até que a hemorragia pare.
Em resumo, você deve todos os dias:
Fazer exercício à sua fístula.
Avaliar os 3 sinais de coagulação.
Avaliar sinais de infecção.
Lavar o braço da cista com água e sabão.