Quando a Diálise Começa na CentroDial
Como vai ser o primeiro tratamento ?
O que esperar ?
Como se vai sentir (antes, durante e após) ?
Qual o melhor horário ?
Quanto tempo demora ?
O seu primeiro tratamento de diálise
O seu primeiro tratamento de diálise será na Unidade de Orientação.
O seu médico e a sua enfermeira tomarão as providências para o seu primeiro tratamento.
Quando chegar para o primeiro tratamento, será acompanhado até à sala de tratamento, onde a sua enfermeira virá ter consigo para lhe mostrar o Centro e iniciar a diálise. Terá de tirar sangue para diversos testes como parte do seu primeiro tratamento.
Os primeiros tratamento na CentroDial irão decorrer numa sala própria, a que damos o nome de Unidade de Orientação, e que é exclusiva para as primeiras sessões. Aí fará diálise acompanhado por uma Enfermeira e terá oportunidade de tomar contacto com a Equipe que o irá tratar, aprender o que é a Diálise e quais os efeitos que ela terá na sua vida, e como melhor lidar com o tratamento. O ensino será administrado por uma Enfermeira dedicada ao ensino de novos pacientes. Pode-se fazer acompanhar pelo seu familiar mais próximo para que este ensino seja conjunto.
Após alguns dias ou semanas nesta sala, você e os seus familiares devem estar em condições de poder decidir qual o melhor tratamento para si. Se fazer diálise assistida, ou auto-diálise, ou diálise em casa ou diálise peritoneal. Qualquer que seja a sua opção, a CentroDial tudo fará ao seu alcance para auxiliar.
Após este período, deve também se for o caso, estar inscrito numa Unidade de Transplante, caso seja essa a sua opção. A CentroDial ajuda neste processo, marcando-lhe as consultas no Centro ou Centros da sua preferência.
Duração e estratégia do tratamento
A duração da diálise de cada pessoa varia e depende do número de horas de tratamento que o seu médico prescreveu. Os tratamentos de hemodiálise geralmente duram de 3 a 4 horas. No entanto na fase inicial em Unidade de Orientação, e para não sentir qualquer mal-estar provocado por alterações rápidas corporais, a diálise inicia-se geralmente com menos tempo (2 horas a 2 horas e meia) e vai aumentando gradualmente de diálise para diálise, até atingir uma dose que seja a melhor para si, e que será prescrita pelo médico em acordo consigo.
A estratégia de diálise, como seja o tipo de filtro, o débito de banho ou sangue, o tipo de agulhas, etc., é da responsabilidade do seu médico, que o esclarecerá sempre das razões das opções tomadas.
Como se irá sentir durante a diálise
É natural que se sinta nervoso e inquieto nos seus primeiros tratamentos. As enfermeiras e os técnicos que vão cuidar de si irão ajudá-lo a ultrapassar estes receios explicando-lhe o que vão fazer e o que esperam que você faça. Nem todos se sentem da mesma forma durante o tratamento. Poderá ter algum destes ou outros sintomas, ou não ter qualquer um. A maior parte dos sintomas podem ser evitados ou tratados. Deve avisar se estiver a sentir alguma coisa fora do normal.
Os utentes com fístula poderão sentir uma picada ou pressão enquanto as agulhas são inseridas. Geralmente as primeiras picadas são feitas com anestesia local. Com o tempo deixa de ser necessária pois a zona torna-se menos sensível e as pessoas habituam-se. Assim que as agulhas estiverem no sítio não deverá senti-las.
Após o seu primeiro tratamento
Cada pessoa reage de forma diferente ao seu primeiro tratamento. Aqueles que se sentem bem após a diálise podem continuar com as suas atividades normais. Algumas pessoas sentem-se fisicamente esgotadas, extenuadas e precisam de descansar. Após diversos tratamentos de diálise, a maior parte das pessoas sente-se melhor que anteriormente. Se os seus sintomas continuarem ou parecem piorar, diga ao seu médico ou enfermeira.
O horário de diálise
A grande maioria dos utentes faz o tratamento 3 vezes por semana em dias alternados. Ou optam pelas segundas, quartas e sextas. Ou pelas terças, quintas e sábados. A CentroDial está encerrada ao Domingo. Existem 3 turnos por dia: manhã, tarde e noite.
Normalmente, o primeiro tratamento é durante o dia, mas poderá ser solicitado a fazer a diálise em horários diferentes no futuro. O horário definitivo será acordado entre a sua preferência e a disponibilidade da CentroDial. Sempre que possível iremos ao encontro da sua preferência.
Mudanças ocasionais de horário de diálise: Por motivos de ordem pessoal pode pedir para que lhe mudem o seu horário de diálise. Este pedido deve ser feito à sua Enfermeira Responsável de turno, que lhe dirá quais as horas e os turnos vagos do Centro. A CentroDial esforça-se especialmente por ir de encontro das necessidades daqueles que trabalham ou estudam, mas tudo fará para solucionar todas as necessidades ocasionais dos seus utentes.
A Chegada à CentroDial
Existem 2 possibilidades de transporte: ou por via de transporte próprio; ou através de uma Ambulância gratuita que lhe vai buscar e levar a casa.
Em regra os utentes chegam cerca de meia hora antes do início da diálise. A Centrodial possuiu uma sala de espera onde os pacientes aguardam pelo início da diálise. Muitos pacientes utilizam este tempo para trocar de calçado ou vestuário, pesarem-se, conversarem, verem TV, tomar um café, porem a leitura em dia. Pode também utilizar este tempo para fazer algum exercício físico na bicicleta ou tapete no ginásio da Clínica.
A Entrada na Sala de Diálise
A entrada na sala de diálise só se efectua quando a sala de diálise está devidamente pronta para se iniciar o tratamento. Isto quer dizer que as máquinas de diálise estão prontas, a sala está limpa e desinfectada. Pode acontecer que por motivos imprevistos surja ocasionalmente algum atraso no início da sessão da diálise. Se tal acontecer, os elementos da Equipe de tratamento, informarão do sucedido e os utentes deverão aguardar até a sala estar preparada para o início do turno.
Regra geral, tudo decorre sempre dentro dos horários previstos.
Peso: Antes de entrar na sala todos os utentes são pesados. Isto deve ser feito pelo próprio utente, que será ensinado a pesar-se, ou em casos de incapacidade ou a pedido, pelo pessoal auxiliar ou técnico de diálise destacados para esta actividade.
Lavagem do braço da fistula: Ao entrar na sala, todos os utentes capazes são aconselhados a lavarem o braço da fístula, sendo o seu ensino feito nas primeiras sessões de diálise na Unidade de Orientação. Lavar bem o braço é importante porque sem uma boa lavagem do braço é difícil uma boa desinfeção dos locais de punção. Uma boa lavagem previne as infeções da fístula, que a ocorrerem podem por em perigo a própria fístula.
Acomodação no cadeirão: Depois de pesar e da higiene do braço, os pacientes vão para os respetivos cadeirões, sós ou acompanhados. Aí, devem aguardar o início da diálise, esperando pela sua vez, que a Enfermeira os puncione ou faça a ligação à máquina de diálise.
Este é um período de alguma ansiedade para muitos utentes. Poucas pessoas gostam de agulhas, pelo que o ato de picar é sempre um momento de algum stress, principalmente se o acesso é difícil ou apresenta algum problema em particular. Esta é uma das razões porque muitos pacientes querem ser puncionados o mais rapidamente possível, não compreendendo muitas vezes porque é que a Enfermeira puncionou outro utente primeiro e não ele.
Organização da sala de diálise: A organização da sala e a ordem de ligar os pacientes obedece a uma filosofia traçada pela Unidade e seguida pela Enfermeira Responsável desse turno, que visa tornar o trabalho o mais eficaz e eficiente, de modo a satisfazer a qualidade de serviço a prestar a todos os pacientes. Os acessos mais complicados ou difíceis são sempre deixados para o fim, porque exigem maior cuidado e tempo por parte do pessoal de Enfermagem, que assim se dedicam em exclusivo a eles. Quando tiver algum desacordo durante qualquer fase do tratamento, deve dialogar com a sua Enfermeira Responsável de turno, com a Enfermeira Chefe ou com o Médico, que tudo farão para o esclarecer e atender às suas necessidades.
A diálise
A diálise tem como objetivo eliminar do corpo os produtos tóxicos que se acumularam devido ao rim não funcionar devidamente, e por outro lado remover o excesso de líquidos que se acumularam entre as diálises. Ambos componentes são importantes. Por vezes alguns pacientes pensam que o tempo da diálise só tem a ver com o excesso de peso acumulado, e raciocinam que como trazem pouco peso, a diálise deve ser encurtada. Mas o tempo de diálise é calculado pelo médico de modo a “purificar” o sangue, ou seja eliminar os produtos tóxicos. O peso será mais importante no caso dos pacientes que aumentam muito entre as diálises, que poderão ter de aumentar o tempo de diálise para poderem tolerar a remoção desses líquidos. Por isso, respeitar as orientações do seu médico, enfermeira e nutricionista quanto à alimentação e ingestão de líquidos torna-se muito importante para a qualidade da sua diálise e da sua saúde.
A equipe tudo fará para que a diálise decorra sem complicações.
O ambiente na sala de diálise: Durante a sessão pode ler, ver TV, conversar com colegas ao lado ou com familiar que o acompanhe. A sala é no entanto um local que exige a maior tranquilidade e onde é obrigatório o respeito pelo sossego e conforto de todos que aí têm de permanecer durante o tratamento, não sendo permitido falar alto ou comportar-se de qualquer modo que ponha em causa a serenidade necessária à diálise de todos os utentes e ao trabalho dos profissionais de saúde.
Os medicamentos
Traga todos os medicamentos que anda a tomar no primeiro dia de tratamento, e sempre que o seu Médico ou Enfermeiro o pedir. Existem muitas razões para o fazer:
· Poderá ter de tomar alguns medicamentos enquanto está a fazer diálise. Consulte o seu médico para saber se pode tomar qualquer medicamento assim que iniciar a diálise (como por exemplo medicamentos para a pressão sanguínea ou insulina).
· A CentroDial mantém um registo exacto de medicamentos para cada paciente. Uma enfermeira conversará consigo sobre isto e fará uma revisão da lista todos os meses.
· Muitos medicamentos considerados essenciais ao seu tratamento são gratuitos. É a própria Unidade que lhe fornece essa medicação.
· A restante medicação de que necessitar, depois de prescrita pelo seu médico, terá que a comprar na farmácia.
Comer antes e durante a diálise
Se fizer uma refeição pesada antes da diálise poderá sentir-se mal ou mesmo vomitar.
Haverá mais sangue a fluir para o seu estômago ao mesmo tempo que necessita de sangue a circular na máquina de diálise. Poderá comer uma refeição ligeira pelo menos 2 a 3 horas antes da diálise. Planeie uma refeição que seja fácil de preparar para depois ao chegar a casa. Certifique-se de que tem calorias suficientes para compensar o que não consumiu durante o dia. Consulte a/o seu nutricionista se tiver perguntas sobre aquilo que pode comer.
Se tiver diabetes, consulte o seu médico sobre as refeições e a insulina que tem de tomar.
Fim da Diálise
A diálise termina quando foi feito o penso no local da FAV e a avaliação clínica. No final, caso não tenha que tratar de nenhum assunto com o seu médico ou assistente social, deverá aguardar na sala de espera o transporte que o levará a casa. Em caso de necessidade será acompanhado pelos profissionais da Unidade.
Como obter ajuda quando a Unidade está fechada
A Clínica dispõem de vários contactos de telefone que lhe serão facultados para responder a qualquer emergência, disponíveis 24h todos os dias da semana, e está sempre aberta fisicamente (exceto no Domingo) para lhe receber e tirar qualquer tipo de dúvida que tenha.
Outras informações que possa necessitar
O que pode fazer durante a diálise
As atividades mais apreciadas são ver televisão, ler ou dormir. Os televisores são fornecidos pela CentroDial. Poderá trazer o seu próprio computador, telemóvel ou rádio e utilizá-lo com um auricular.
Também poderá efectuar outras atividades silenciosas, tais como estudar, escrever ou fazer crochet.
O que vestir
Vista roupas confortáveis e apenas evite vestuário que não facilite o acesso ao seu acesso de diálise (à sua fístula ou cateter). Mangas largas e curtas são melhores para medir a pressão arterial durante o tratamento e para ter acesso à fistula. Muitas pessoas sentem frio enquanto estão a fazer a diálise, por isso a CentroDial fornece lençóis, cobertores e almofadas. Utilize calçado confortável, de preferência chinelos que pode deixá-los na Unidade.
Programa de cuidados a longo termo
Passadas algumas semanas depois de iniciar a diálise, você e a sua Assistente Social irão desenvolver um programa de cuidados a longo termo. Nesta altura irá:
· Rever as diferentes opções de tratamento oferecidas
· Rever os serviços disponíveis
· Discutir planos para o tipo e o local da diálise
Esta é uma boa oportunidade para ver como o tratamento está a correr. Pode conversar sobre qualquer alteração necessária e planear possíveis melhorias. Lembre-se que o seu programa de cuidados pode ser alterado a qualquer momento à medida que as suas necessidades e desejos mudarem.
Conhecer outros utentes
A insuficiência renal resulta num processo contínuo de adaptação física e emocional. A companhia e o apoio dos outros utentes podem ser de grande ajuda neste processo. Há diversos programas e serviços que reúnem os utentes para darem e receberem apoio, como é por exemplo a A.P.I.R. - Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, através de encontros, convívios, espectáculos, passeios, etc.
Conclusão
A leitura desta informação pode ter respondido a muitas das suas questões sobre o tratamento da diálise na CentroDial. Também pode ter dado origem a outras perguntas/dúvidas. Não hesite em as colocar à nossa/sua Equipa.
Outras Informações
Estacionamento
Os utentes que se deslocam em meio de transporte próprio têm a seu cargo o estacionamento do automóvel. O estacionamento é relativamente fácil na zona da Clínica. Em casos de Urgência pode deixar o carro no parque limitado da Clínica.
Serviço de acompanhamento
Em caso de necessidade pode ser acompanhado até à ambulância/táxi pelas enfermeiras, técnicas de diálise ou pelo pessoal auxiliar. Sendo transportado em ambulância os próprios bombeiros acompanham o utente.
Objetos não permitidos
Os utentes ou visitantes estão proibidos de trazer ou utilizar qualquer um dos seguintes objectos: bebidas alcoólicas, drogas ilegais, fogo de artificio, objectos inflamáveis, tóxicos ou explosivos, armas de fogo ou outras armas.
Áreas de espera
A CentroDial tem uma área de espera ou sala para os utentes. Estas áreas são para os utentes utilizarem quando chegam ao Centro e para quando completam o seu tratamento de diálise. Familiares e amigos também devem aguardar na sala de espera indicação para entrar na zona condicionada ao tratamento.
Televisão
A CentroDial dispõe de televisores que serão regulados de modo a não perturbar nenhum utente e sintonizados em um canal da preferência da maioria dos utentes. Qualquer problema com o televisor deve ser comunicado aos funcionários da unidade.
Fumar
É proibido fumar nas instalações da CentroDial.
Visitantes
As prioridades dos funcionários da CentroDial são a segurança e conforto dos utentes e o funcionamento eficaz dos serviços. Por estes motivos existem diretrizes para os visitantes.
Os familiares são sempre bem-vindos e podem e devem visitar a Unidade regularmente.
Os visitantes são bem-vindos na Unidade, podendo acompanhar o familiar ou amigo durante toda a fase do tratamento.
As crianças têm de ser vigiadas a tempo inteiro por um adulto que não seja o utente.
Os visitantes de um utente devem evitar visitas com mais que 1 ou 2 de cada vez. Deve evitar-se fazer barulho para o conforto dos outros utentes.
Os visitantes poderão ter de abandonar o Centro devido a condições do utente ou atividades na Unidade.
Enquanto o utente permaneça na Unidade de Orientação é bem-vinda a presença de um familiar, ou a pessoa que cuide do utente em casa, durante todo o tratamento. Isto porque durante o período de permanência nesta Unidade o utente irá aprender muitos aspetos relacionados com a doença renal e com o tratamento e é importante que aqueles que convivem mais próximo dele possam partilhar destes conhecimentos pois assim estarão a contribuir para um melhor ajustamento das suas vidas à Diálise.
Com os melhores cumprimentos,
A Equipa CentroDial